Destino Bahia

Dona de cenários paradisíacos e com belezas naturais exuberantes, a Bahia ocupa o quinto lugar entre os maiores estados brasileiros. Uma das regiões mais ensolaradas do Brasil, o estado preserva lugares históricos e culturais com cinco costas que desenham o litoral e guardam as mais incríveis praias, reservas ecológicas e ilhas. Confira a seguir, os destinos para conhecer na Bahia.

RESERVE SEU SONHO

Salvador

 

A Baía de Todos os Santos é, normalmente, a primeira parada em qualquer viagem para a Bahia. Composta  por 56 ilhas que formam a baía, além de 1,2 mil km² de águas mornas, ela é lar da capital do estado, Salvador. A diversidade natural é grande e o cartão de visita conta com bananais, manguezais e recifes de corais. 

Você também pode aproveitar para incluir no seu roteiro, visitas a grandes pontos turísticos como o Mercado Modelo e o Pelourinho, e as diversas ilhas, entre elas Itaparica e Frades.

Costa das Baleias

 

 

No extremo sul do estado, está localizada a Costa das Baleias. Em todas as épocas do ano uma viagem para a Bahia é maravilhosa, mas neste caso é melhor optar entre julho e novembro. O período é perfeito para observar as baleias que vem às águas mornas baianas para procriar. 

Costa dos Coqueiros

 

A cerca de 60 km de Salvador, a Costa dos Coqueiros está ao norte da Baía de Todos os Santos. Para chegar a ela recomenda-se o desembarque no aeroporto da capital, acompanhado de um trajeto de carro de aproximadamente 50 minutos. As praias da Estrada do Coco são conhecidas por proporcionar aos visitantes e nativos banhos de mar em águas calmas, quentes e quase sempre cercadas de quebra-mar natural. O local ainda conta com a presença de lagoas, rios e paisagens deslumbrantes.

Costa do Dendê

 

O trajeto combinando catamarã, ônibus ou carro vale a pena ser feito até essa região. Ao chegar sul da Baía de Todos os Santos, a maior recompensa da Costa do Dendê são as piscinas naturais de águas cristalinas. O nome deixa claro sua origem, o azeite de dendê, que é extraído do fruto que nasce nesta região. Morro de São Paulo, Boipeba e Península de Maraú, três protagonistas de qualquer viagem para a Bahia, são acessíveis pela Costa.

Costa do Cacau

 

Já distante da capital, cerca de 300 km, a Costa do Cacau é a próxima na linha geográfica do litoral, e destino quase que obrigatório em uma viagem para a Bahia. Permeada de coqueirais e falésias, ela é composta por oito municípios, entre eles: Canavieiras, Ilhéus e Una. Além da flora deslumbrante, a fauna traça seu destaque com vinte espécies de peixes exclusivas do litoral sul da Bahia.

Costa do Descobrimento

Tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, a Costa do Descobrimento recebeu esse nome bem depois que, em 1500, a expedição de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal. Como suas vizinhas, a flora é imensa: piscinas naturais, recifes de corais, rios e praias. Porto Seguro é uma das cidades mais conhecidas quando o assunto é viagem para a Bahia

Os municípios são bem variados e contemplam opções desde vida noturna até quietas vilas de pescadores. Já Arraial d’Ajuda é um pequeno vilarejo com acesso de Porto Seguro por uma balsa. Caraíva segue o mesmo conceito e atrai os turistas pelo sossego, o centro pé na areia e as paisagens únicas.